Domingo, 22 de Março de 2009

 

QUADROS,Ronice Müller de & SCHMIEDT, Magali L. P. (2006). Idéias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, pp.120.

  

Apresentação:  A educação constitui direito de todos os cidadãos brasileiros, surdos ou não, e cabe aos sistemas de ensino viabilizar as condições de comunicação que garantam o acesso ao currículo e à informação.

 

A Língua Brasileira de Sinais - Libras e a Língua Portuguesa são as línguas que permeiam a educação de surdos e se situam politicamente enquanto direito. A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma das formas de garantir a aquisição da leitura e escrita da língua portuguesa pela criança surda. O ensino da língua de sinais e o ensino de português, de forma consciente, é um modo de promover o processo educativo.

O Português é a língua oficial do País, uma segunda língua para pessoas surdas o que exige um processo formal para sua aprendizagem.

Idéias para ensinar Português para surdos na educação regular, de Ronice Müller de Quadros e Magali Schmiedt, é um livro que permite a reflexão de professores de alunos surdos que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental que buscam uma perspectiva bilíngüe.
O objetivo deste livro é apresentar essas questões, pensar sobre elas e apresentar sugestões de como desenvolver atividades para ensinar o Português considerando o contexto apresentado.
O ensino de Português para alunos surdos fundamenta-se em bases teóricas e em práticas de professores. Trata-se de um material que aborda a forma bilíngüe de efetivar a alfabetização de crianças com surdez, podendo colaborar com a formação continuada de professores, de forma a melhorar a qualidade da educação.
Estamos certos de que o respeito à diferença lingüística e sociocultural das crianças surdas está assegurado.

Cláudia Dutra, Secretária da Educação Especial, MEC/SEESP

 

 

 

 

(descarregar em formato pdf: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf)



publicado por Eduardo Cabral às 11:56 | link do post | comentar

links
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20

23
24
25
26
27
28

29
30
31


entradas recentes

Idéias para ensinar portu...

Os Surdos na Escola. A ex...

O papel do outro na escri...

Surdez e Linguagem - Aspe...

A Invenção da Surdez, Cul...

Pedagogia (improvável) da...

A Surdez: Um Olhar sobre ...

A Criança Surda. Contribu...

Vendo Vozes. Uma Jornada ...

O Surdo, Caminhos para um...

Linguagem e Educação depo...

Habitantes de Babel: Polí...

A Máscara da Benevolência

The Deaf Experience: Clas...

O Grito da Gaivota

Perscrutar e Escutar a Su...

Formação de Surdos: Ao En...

Breve História dos Surdos...

Damned for their Differen...

Bilingualism in Deaf Educ...

Reflexões sobre a Surdez

arquivo

Março 2009

tags

alfabetização(1)

alteridade(2)

audição(1)

audismo(1)

autobiografia(1)

babel(1)

bébian(1)

bérthier(1)

biilinguismo(1)

bilinguismo(1)

bilinguismo cultural(1)

biografia(2)

comunicação escrita(1)

criança surda(1)

cultura surda(3)

currículo contra-hegemónico(1)

de l'épée(1)

deficientes(2)

desloges(1)

diferença(6)

discriminação(2)

diversidade(1)

dominação(1)

educação(1)

educação de surdos(5)

educação dos surdos(1)

emancipação(1)

escola(1)

escrita(1)

etnocentrismo(1)

exclusão(1)

formação de surdos(1)

história(4)

identidade(5)

iluminismo(1)

inclusão(3)

interacção(1)

investigação(1)

leitura(1)

língua gestual(5)

língua portuguesa(1)

linguagem(2)

línguas gestuais(1)

mais que uma língua(1)

massieu(1)

mesmidade(1)

minorias(1)

movimento associativo(1)

neurolinguística(1)

outro(1)

pais ouvintes(1)

paradigma socioantropológico(4)

personalidades(1)

política educativa(1)

preconceito(1)

professores surdos(1)

projecto educativo(1)

saboureux de fontenay(1)

segregação(1)

segunda língua(1)

sicard(1)

surdos(1)

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds